LIVROS DE RUBENS R. CÂMARA
ATENÇÃO: TODAS AS EDIÇÕES ESTÃO ESGOTADAS
ANÔNIMOS - IDENTIDADES REVELADAS
Ao longo de minhas pesquisas genealógicas, fui descobrindo detalhes de vida de alguns antepassados, que me emocionaram e surpreenderam.
Neste livro, trago a público uma coletânea de fragmentos da história de alguns desses personagens, que eram pessoas absolutamente comuns, sendo que, com relação a muitos deles, sequer tive a sorte de descobrir as datas e os lugares de três eventos básicos de suas vidas, quais sejam nascimento, casamento e morte. Portanto, não relato grandes feitos ou histórias mirabolantes, nem tenho a pretensão de traçar perfis psicológico, social, político e cultural dessa gente humilde.
No dizer do Evaldo Cabral de Mello, “a História não se escreve sem documentos [...] e os ricos são diferentes dos pobres não só porque têm mais dinheiro, mas também porque, ao menos antigamente, tinham também documentos”, porém, “como os ricos, os pobres também têm história [...] falta-lhes apenas um escriba que a registre” (cf. “O Nome e O Sangue – Uma Fraude Genealógica no Pernambuco Colonial”).
Animado por esse historiador, decidi, então, que não seria por falta de um “escriba” que a história de alguns de meus ancestrais ficaria velada. Assim, pretendo trazer à luz uma imagem, ainda que em baixa definição, da vida de uns “comuns do povo”, imagem essa que estaria fadada ao esquecimento.
*
* *
CADERNO DE VIAGEM
PEQUENO TOUR GENEALÓGICO EM PORTUGAL
"Não é a primeira vez que venho à “Lusitânia”, mas o olhar agora é outro, porque são muitos os olhares que trago em minhas retinas. Venho a Portugal munido não apenas de minha própria curiosidade, mas também a de parentes, amigos e colegas de genealogia. Esta é uma viagem de cunho sentimental, tendo como objetivo conhecer os lugares onde viveram alguns de meus antepassados que partiram daqui, há séculos, em direção ao Brasil, numa viagem sem volta! Posso dizer que trago também a curiosidade de muitos desses antepassados!"
*
* *
NOMES, DATAS & LUGARES
CRÔNICA DE CINCO SÉCULOS DO SOBRENOME CÂMARA
"Nos anos de realização dos Jogos Olímpicos, promove-se uma corrida com vários atletas que se revezam, conduzindo uma tocha em chamas desde Atenas até a pira na cidade-sede do evento esportivo.
Esta crônica amolda-se à imagem da corrida olímpica: o trajeto é o tempo; Grécia, aqui, é uma ilha do século XV; os atletas são pessoas comuns; a chama olímpica, um nome de família; o revezamento, a hereditariedade; e o destino, uma pequena cidade na América do Sul.
É a história de um nome de família
Não se trata de uma genealogia propriamente dita, pois não se enveredará por todos seus desdobramentos. Serão focalizados apenas alguns "atletas" e sua "corrida" ao longo de cinco séculos, portando o sobrenome CÂMARA, desde a freguesia do Funchal, Ilha da Madeira, Portugal, até a cidade de Formiga, Minas Gerais, Brasil."
*
* *
ESTRELAS DESGARRADAS DA VIA LÁCTEA DE ABRAÃO
*
* *
ALMA LIMPA
PEQUENAS GRANDES LIÇÕES DE LUIZA SOARES DE JESUS
*
* *
UM BICHO DA GOIABA EM APUROS
*
* *